Cobertores, equipamentos de comunicação, especialistas. Ferramentas variadas para assegurar o apoio adequado às vítimas e auxiliar as operações de busca e salvamento
Cobertores, equipamentos de comunicação, especialistas. Ferramentas variadas para assegurar o apoio adequado às vítimas e auxiliar as operações de busca e salvamentoDe cobertores a equipamentos de comunicação de emergência e a especialistas tecnológicos, as agências das Nações Unidas estão a acelerar a ajuda ao Japão para apoiar o país a lidar com o desastre provocado pelo devastador terramoto, seguido de um mortífero tsunami e as falhas em centrais nucleares.

a União Internacional das Telecomunicações já enviou equipamentos de emergência para as áreas afectadas pelo tsunami, observando que as comunicações que se restabelecem são uma ferramenta fundamental para assegurar o apoio adequado às vítimas e aos esforços de resgate e reabilitação no rescaldo de um desastre, no qual já mais de cinco mil pessoas morreram e cerca de outras nove mil estão desaparecidas. Vastas áreas e infra-estruturas do litoral foram esmagadas por enormes vagas.

Entre o material já levado estão 78 telefones por satélite, equipados com sistema de posicionamento global (GPS), para facilitar os esforços de busca e salvamento. Os equipamentos podem ser carregados em baterias de automóveis e são fornecidos com painéis solares para permitir as operações durante falhas de energia.