No ano europeu do voluntariado, o tema da reflexão da Semana Nacional da Cáritas é «Ser voluntário, Ser solidário». Sete dias que vão ficar marcados por conferências de sensibilização e um peditório público
No ano europeu do voluntariado, o tema da reflexão da Semana Nacional da Cáritas é «Ser voluntário, Ser solidário». Sete dias que vão ficar marcados por conferências de sensibilização e um peditório públicoNestes tempos particularmente difíceis, torna-se crucial este apelo à participação de todos em iniciativas de solidariedade social, defende o presidente da Cáritas Portuguesa. Eugénio Fonseca afirma que é necessária uma sociedade mais equilibrada e responsável.
Durante esta iniciativa de dimensão nacional, num ano particularmente difícil de crise e de graves dificuldades, a organização católica terá milhares de voluntários na rua, de 21 a 27 de Março, a fazer o peditório nacional. 2. 900 pessoas querem reunir 320 mil euros para os projectos das dioceses portuguesas.
Nas 20 dioceses, o valor angariado nos peditórios reverterá a favor dos projectos sociais, em particular, responder às necessidades mais prementes de tantos que vivem no limiar da sobrevivência no país. Isto numa altura em que se regista um aumento de 40 cento nos pedidos de ajuda à Cáritas. No ano passado, o peditório público da Cáritas angariou 290 mil euros que reverteram para diversos casos de pobreza e desemprego diagnosticados pelas diferentes Cáritas diocesanas.