O Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, promove um curso-livre sobre a arte barroca «O ser e o parecer ou essência e ilusão», de 26 de abril a 24 de Maio
O Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata, promove um curso-livre sobre a arte barroca «O ser e o parecer ou essência e ilusão», de 26 de abril a 24 de MaioO curso está organizado em cinco sessões e decorrerá às terças-feiras, das 18h30 às 20h, nas instalações do Museu de arte Sacra e Etnologia (MaSE), dos missionários da Consolata, em Fátima. O número máximo de inscrições é de 30 e o curso está aberto a todos os que se interessam por este tema, independentemente da sua formação profissional. a data limite de inscrição é de 19 de abril e esta tem um custo de 30 euros. Inscriçõesonlineatravés do blogue. a formação será ministrada por Sónia Vazão, licenciada em História – variante História da arte.
Serão analisados temas como O tempo e o espaço do barroco, O contexto político, cultural e artístico, a arquitectura barroca: o palco da cenografia, a escultura barroca: intuição e sentimento das personagens, a pintura barroca: o protagonismo da luz na composição e O azulejo e a talha dourada: expoentes particulares da arte barroca portuguesa.

O barroco, pelas suas características emotivas, de opulência, de magnificência e de teatralidade, rapidamente se afirmou no panorama cultural do antigo Regime, pois servia quer os interesses dos Estados absolutistas, quer o propósito da Igreja Católica, em ordem à doutrinação dos crentes num período de plena consolidação do protestantismo.