Habitantes da região deviam ter realizado um referendo separado, simultaneamente ao do Sul do país, para decidir que destino dar ao território
Habitantes da região deviam ter realizado um referendo separado, simultaneamente ao do Sul do país, para decidir que destino dar ao território a violência na região disputada de abyei pode inviabilizar a implementação do acordo de paz que acabou com a guerra civil no país, apesar do sucesso do referendo que aprovou a secessão do sul do Sudão, alertou o especialista das Nações Unidas sobre os direitos humanos para o Sudão.

Os habitantes de abyei deviam ter realizado um referendo separado, simultaneamente ao do Sul do Sudão, em Janeiro, para decidir se a região se tornava parte do norte ou sul do país. as tentativas para criar uma comissão do referendo, no entanto, continuam num impasse, com disputas entre as comunidades, sobre o direito de voto.

abyei continua a ser um rastilho que pode inviabilizar todo o processo de paz. Exorto as partes a tomarem medidas imediatas para acalmarem as tensões na região e chegarem urgentemente a um acordo sobre todas as questões pendentes, pediu Mohamed Chande Othman, especialista independente da ONU sobre a situação dos direitos humanos no Sudão.