Bento XVI e os membros da Cúria romana encontram-se a fazer exercícios espirituais da Quaresma, até dia 19. « a luz de Cristo no coração da Igreja. João Paulo II e a teologia dos santos» é o tema
Bento XVI e os membros da Cúria romana encontram-se a fazer exercícios espirituais da Quaresma, até dia 19. « a luz de Cristo no coração da Igreja. João Paulo II e a teologia dos santos» é o temaNa reflexão e oração desta semana, Karol Wojtyla estará muito presente. No espírito de conversão quaresmal, será uma boa preparação para a beatificação de João Paulo II, que decorrerá a 1 de Maio, adianta a Rádio Vaticano. as pregações foram confiadas ao padre Carmelita descalço François-Marie Léthel, secretário da academia Pontifícia de Teologia e professor da Faculdade Teológica Pontifícia Teresianum, de Roma.
Wojtyla foi pastor, missionário, místico, pensador e poeta formado na escola dos santos, adianta o Carmelita. Durante os exercícios, os santos serão a referência para a qual olhar e cuja voz devemos ouvir, de modo especial o que dizem as mulheres, explica François-Marie Léthel. Figuras femininas como Teresa de Lisieux, Catarina de Sena, Joana D’arc e Concepción Cabrera de armida, estarão presentes nas pregações. Sem esquecer a beata Chiara Badano, morta em 1990 com 18 anos de idade, oferecendo os seus sofrimentos ao Papa e aos jovens do mundo inteiro.
O programa diário dos exercícios prevê a oração de laudes, seguida por uma meditação, pela oração da hora média e por uma nova meditação. Às 17h, a terceira meditação e em seguida, a oração de vésperas, a adoração e a bênção eucarística. O último dia, que coincide com a solenidade de São José, o programa termina mais cedo: depois da oração de laudes às 9h, será feita apenas uma meditação conclusiva.