O Japão luta para evitar um desastre nuclear e cuidar de milhões de pessoas sem acesso à água e luz, depois de um forte sismo ter atingido o nordeste do país
O Japão luta para evitar um desastre nuclear e cuidar de milhões de pessoas sem acesso à água e luz, depois de um forte sismo ter atingido o nordeste do paísO número de vítimas mortais do sismo e do tsunami pode chegar aos dez mil. Cidades inteiras foram afectadas. Receia-se a fuga de mais radioactividade, sendo a central nuclear de Fukushima a que mais preocupa. as autoridades determinaram uma zona de exclusão de 20 quilómetros, em torno do complexo. Quase dois milhões de casas estão sem energia eléctrica a norte do país. Cerca de 1,4 milhão de pessoas está sem água, adianta a agência Reuters.
Os riscos de saúde resultantes da radiação libertada pelos reactores nucleares são baixos, indicam os peritos. Calcula-se que os ventos levem a matéria nociva para o Pacífico, sem ameaça para outros países. Também a Organização Mundial da Saúde já garantiu que o nível de ameaça para a saúde pública é muito reduzido.