a «renovação da missão evangelizadora, que João Paulo II designou por “Nova Evangelização”, só acontecerá se a Igreja e cada cristão viverem profundamente o seu mistério, acolhendo a Palavra de Deus com fé e deixando-se atrair pelo amor, que é a caridade»
a «renovação da missão evangelizadora, que João Paulo II designou por “Nova Evangelização”, só acontecerá se a Igreja e cada cristão viverem profundamente o seu mistério, acolhendo a Palavra de Deus com fé e deixando-se atrair pelo amor, que é a caridade»Nas catequeses quaresmais, José Policarpo trata de temas que assentam na missão evangelizadora da Igreja. Na primeira catrequese, subordinada ao tema a Igreja é o povo do Senhor, o cardeal patriarca de Lisboa afirma: Se considerarmos a missão de evangelizar apenas como uma obrigação pessoal, não poderemos perceber o dinamismo da nova evangelização. Foi a Igreja, novo Povo do Senhor, que Ele enviou a anunciar o Evangelho como boa-nova da salvação. assim, tudo o que cada um de nós possa fazer, deve fazê-lo em Igreja, ouvindo a Igreja, amando como a Igreja ama, contribuindo para que ela seja fiel ao mandato que recebeu do Senhor.

Na primeira catequese, o cardeal, que está a celebrar o seu jubileu sacerdotal, assinala que tem procurado viver toda uma vida, amando este Povo como o Senhor o ama, servir a Igreja, Povo do Senhor, tornando-a cada vez mais a esposa adornada com a beleza da salvação, para que seja, cada vez mais, a alegria do seu esposo.