“ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto”, lê-se em São Mateus, no evangelho do primeiro domingo de Quaresma. “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”
“ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto”, lê-se em São Mateus, no evangelho do primeiro domingo de Quaresma. “Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”Nem sempre é fácil escolher e realizar um projecto de vida. Para certos indivíduos é mesmo uma dificuldade que perdura ao longo de vários anos. Que carreira escolher? Professor, carpinteiro, médico, advogado, sacerdote, irmã missionária? Do projecto de vida que se escolhe, depende a própria realização e a felicidade de muitas outras pessoas, na própria família e fora dela. Um erro de escolha pode transformar-se numa fonte de insatisfação. ao visitar muitas dezenas de escolas para conversar com os jovens acerca da vida, propunha-lhes sempre três verbos para os ajudar a escolher o seu projecto de vida: pensar, pedir conselho e orar.

Primeiro: pensar com a mente, situar-se no trabalho duma vocação que se quer escolher. Por exemplo, se pensas ser médico, imagina as várias actividades da vida de um médico, para veres se te situas de maneira confortável e entusiasta nesse trabalho. Pensar! Segundo o grande filósofo aristóteles, o homem é um animal que pensa, um vivente que tem uma mente capaz de pensar. Segundo: pedir conselho aos pais, aos professores, a outras pessoas que conhecem as nossas qualidades, a nossa maneira de ser.como animais sociais que somos, a entreajuda é importante. Terceiro: Orar. Deus é o grande arquitecto que nos desenhou, o engenheiro que elaborou cada ser humano. Ele sabe bem o que é melhor para cada um de nós. Consultá-lo amiúde sobre o nosso projecto de vida para acertar agulhas, faz sentido.

Uma constante negativa dos nossos dias, é a tentação de imitarmos os ídolos que nos são continuamente apresentados e que temos desejo de copiar: ídolos do desporto, da canção, do cinema, da política. Mas, escolher algo porque é sensacional, não é realista. Na primeira leitura do primeiro domingo da Quaresma, Deus apresenta à sociedade e aos indivíduos que Ele criou um projecto de vida claro e eficaz. Quando o homem, de ontem e de hoje, segue esse projecto, o universo vive no equilíbrio ideal. Quando adão e Eva rejeitaram o projecto que lhes dava uma estabilidade mesmo económica, começou o descalabro humano em toda a linha. É desgastante ver como hoje acontece o que então aconteceu: Eva culpa a serpente, adão culpa Eva. Partido culpa partido, chefes supremos culpam chefes subalternos, comentaristas culpam quem está fora da sua visão. No meio de tudo está o povo, qual bola de futebol que os graúdos pontapeiam a seu bel-prazer, sem jamais haver verdadeiras vitórias para ninguém. Uma sociedade gerente sempre com a gosma de acatar o que lhe dê vantagem e que vai destruindo mesmo os princípios mais sagrados e produtivos de vida.

Misericórdia, Senhor. Pela vossa imensa compaixão, apagai a nossa culpa. Lavai-nos de toda a nossa iniquidade, pois reconhecemos as nossas culpas, canta-se no salmo responsorial. Ouse o povo português e os seus chefes imitar Cristo nas suas tentações e gritar com as obras: Retira-te, Satanás. ao Senhor teu Deus é que hás-de adorar, a Ele só prestarás culto, como nos propõe o evangelho. Então viveremos de pão e Palavra de Deus suficientes e abundantes. Não deixaremos faltar aos mais necessitados aquilo a que têm direito e merecem. Viveremos em paz o nosso projecto de vida.