« a Quaresma é realmente uma preciosa oportunidade para rever o nosso estilo de vida e repensar, à luz da fé, os critérios e os valores que orientam a nossa existência»
« a Quaresma é realmente uma preciosa oportunidade para rever o nosso estilo de vida e repensar, à luz da fé, os critérios e os valores que orientam a nossa existência»Na mensagem quaresmal, Manuel Pelino desafia os fiéis à reflexão, oração, jejum e partilha. Especialmente a crise económica e ética que estamos a atravessar torna ainda mais pertinente a proposta quaresmal, assinala o prelado de Santarém. O bispo diocesano assinala que a proposta da Quaresma convida ao jejum e à caridade. Jejuamos, cortamos no consumo de bens e oferecemos esmolas ou donativos para partilharmos com quem precisa de ajuda. a abstinência e o jejum orientam-se de alguma forma para a caridade efectiva.
Manuel Pelino lembra as palavras de Madre Teresa: É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que estão ao nosso lado para sublinhar que, na caridade, o importante, não é o que se dá, mas o amor com que se dá. Dar atenção, fazer companhia, tornar-se próximo de quem se sente abandonado, partilhar o afecto e os bens, eis a proposta do Evangelho na parábola do bom samaritano. O amor é o primeiro fruto do Espírito Santo e o testemunho mais convincente da fé, salienta o bispo diocesano.
Metade da renúncia quaresmal destina-se a apoio das vítimas do tornado na região de Tomar, ocorrido a 7 de Dezembro de 2010. a outra parte reverte para o Fundo Social Solidário constituído pela Igreja portuguesa para apoio a casos concretos da crise. No ano passado, foram recolhidos 40 mil euros para a reconstrução de estruturas da Igreja do Haiti, devastadas pelo terramoto.