«aproveitai, ajudados pela mensagem do Santo Padre, cada domingo da quaresma para entrar mais profundamente nos diversos aspectos da graça que o baptismo dá e para criar o bom hábito de colocar o domingo no centro da semana»
«aproveitai, ajudados pela mensagem do Santo Padre, cada domingo da quaresma para entrar mais profundamente nos diversos aspectos da graça que o baptismo dá e para criar o bom hábito de colocar o domingo no centro da semana»O bispo da diocese de Setúbal convida os fiéis a redescobrir a graça do Baptismo. Na mensagem para esta Quaresma, aponta os exercícios do jejum, da oração e da esmola. São exercícios, se bem feitos, capazes de nos ajudar a abrir o coração ao amor de Deus e ao próximo, vencendo o perigo duma vida sem Deus, encerrada no egoísmo mortal e insensível aos sofrimentos de nossos irmãos. Realizai-os bem, em quantidade e qualidade, porque têm capacidade de nos identificar com Jesus Cristo, aconselha.
Gilberto Canavarro Reis apela ainda aos fiéis que dêem atenção ao sacramento da Reconciliação, remédio eficaz e indispensável para libertar o coração do pecado mortal e para purificar a consciência e para a tornar delicada e sensível aos apelos de Deus, como a consciência de Jesus. O prelado aconselha ainda a ler, durante a Quaresma, a carta do Papa sobre a Palavra de Deus ou um livro com a vida dum santo: os santos são palavra de Deus vivida e testemunhada.
a renúncia desta Quaresma reverte para o Fundo de emergência da diocese. Criado em 2009 com 30. 860 euros provenientes da renúncia desse ano e, apesar de ter sido reforçado por outros meios, está quase esgotado pois já distribuiu 50. 491 euros. Um parte desta renúncia irá apoiar um serviço social das Franciscanas Missionárias Reparadoras de Jesus Sacramentado, em Maputo, Moçambique.
O bispo de Setúbal desafia os fiéis a ajudarem as pessoas que Deus colocou ao vosso lado na família, na catequese, nalgum grupo ou movimento eclesial, a viver bem a Quaresma, para entrarmos, com entusiasmo e sabedoria, no caminho da Páscoa e obtermos o desejo sincero de fazer sempre e só o que for do agrado de Deus. Para o prelado através da exercitação quaresmal penetremos no mistério do nosso Baptismo.