após o Carnaval, 40 dias antes de quinta-feira santa, tem lugar a chamada quarta-feira de cinzas, na Igreja católica. é o início da Quaresma. O rito aponta para a mudança de vida em ordem à renovação baptismal
após o Carnaval, 40 dias antes de quinta-feira santa, tem lugar a chamada quarta-feira de cinzas, na Igreja católica. é o início da Quaresma. O rito aponta para a mudança de vida em ordem à renovação baptismal a Bíblia contém inúmeras passagens que falam de poeira e cinzas, como símbolo de penitência e arrependimento. O tempo quaresmal caracteriza-se pela mensagem bíblica que se resume na palavra grega: “metanoeiete”, que significa: “convertei-vos”. É o imperativo proposto à mente e ao coração dos fiéis, durante o rito austero da imposição das cinzas, que é introduzido com as palavras: “Convertei-vos e acreditai no Evangelho”. Ou então com a expressão: “Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás”, que convida a reflectir sobre a caducidade e a fragilidade da vida humana.

O celebrante traça, com cinza, uma cruz na fronte do cristão.com o símbolo do Baptismo, a Igreja indica ao cristão o caminho da mudança de vida para renovação da vida cristã. Receber as cinzas na fronte não produz, por si só, a purificação do coração. É necessário que o cristão demonstre, com o seu caminho quaresmal, que está decidido a iniciar um processo de renovação da sua vida, apoiado pela força que lhe vem da palavra de Deus. Sinónimo de conversão, a Quaresma é empenho em abandonar o caminho da maldade e do pecado. a crise actual nas suas diferentes facetas resulta do pecado do homem que, com as suas atitudes, ofende o próprio homem, a sociedade e a Deus.

a vivência da Quaresma lembra aos cristãos os quarenta dias de jejum de Cristo no deserto. a Igreja propõe-lhes a vivência deste longo retiro quaresmal para melhor celebrar e viver o mistério pascal, que se celebra no tríduo pascal, de quinta-feira santa a sábado santo. Viver a Páscoa significa para o cristão passar da vida do homem marcado pelo pecado para uma vida nova. Esta transformação torna possível o Reino de Deus e a sua justiça no coração do discípulo de Cristo e no mundo. É um desafio a renovar a mente e o coração com a prática das obras penitenciais, características do tempo quaresmal: oração da palavra de Deus, jejum e partilha. São propostas actuais, sobretudo neste tempo em que, ao nosso lado, vivem irmãos nossos privados do necessário para as suas vidas. Jejuar é privar-se de bens para partilhar com o pobre e o necessitado.