Quaresma é «um tempo litúrgico muito precioso e importante para cuidar da qualidade da nossa vida espiritual»
Quaresma é «um tempo litúrgico muito precioso e importante para cuidar da qualidade da nossa vida espiritual»Corremos o risco de nos deixarmos seduzir pelo estilo consumista, na busca de um bem estar meramente material, assinala o bispo da diocese de Leiria-Fátima na mensagem quaresmal, lembrando Pagola. O autor escreve que o consumismo se converteu na nova religião’ do homem moderno.
antónio Marto desafia os fiéis, durante este percurso quaresmal, a embelezar a nossa existência pessoal e a vida das nossas comunidades com as cores da caridade. através da oração, do jejum e da esmola, a Quaresma educa-nos a viver a beleza e a riqueza da caridade como relação fraterna, doação, partilha e serviço de amor concreto a quem necessita de ajuda.

a peregrinação diocesana ao Santuário de Fátima, a 10 de abril, será um momento especial de oração comunitária, sob o lema: Com Maria e os Pastorinhos, aprendemos o serviço humilde da caridade. O bispo apela à participação de todos os fiéis, incluindo sacerdotes, religiosos e religiosas.
Tal como nos anos anteriores, é proposto o retiro popular, durante a Quaresma, a efectuar em grupo nas várias comunidades e paróquias. É uma forma de avivar a chama da caridade. E o prelado salienta: é um ir à fonte da caridade, onde recebemos a luz, a coragem e a força de amar.
a renúncia quaresmal da diocese será destinada ao Fundo Social Solidário instituído pela Conferência Episcopal Portuguesa. Este Fundo é de carácter emergente, em ordem a responder às situações de carência mais graves neste momento de crise socio-económica. Implica todos os cristãos e é responsabilidade de todas as comunidades, assinala o prelado.

além da partilha de bens materiais, o tempo de Quaresma, deve ser de sensibilização e proposta de percursos de voluntariado, adequados à idade e à condição das pessoas, sugere antónio Marto. No ano Europeu do Voluntariado, o bispo expressa votos que 2011 se torne uma oportunidade nomeadamente para os cristãos, com especial referência para os mais novos, a serem expressão do amor gratuito de Deus pelos últimos.
O bispo diocesano dedica uma palavra final aos jovens. Incentiva-os a participarem nas Jornadas Mundiais da Juventude, em agosto. Terão lugar em Madrid e contribuirão para abrir o seu coração às dimensões universais do amor.