Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante ao homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Veio a tempestade e abateu-se contra aquela casa, que não ruiu, porque estava construí­da sobre a rocha (Jesus Cristo, no evangelho)
Quem ouve as minhas palavras e as põe em prática é semelhante ao homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Veio a tempestade e abateu-se contra aquela casa, que não ruiu, porque estava construí­da sobre a rocha (Jesus Cristo, no evangelho)É um dado científico que na ocasião de desastres naturais, como inundações, terramotos, e tornados, as casas com alicerces sólidos e construção forte resistem mais facilmente. O mesmo se diga da vida física dum indivíduo: se é regrada, resiste melhor às doenças. Um aluno que se aplica seriamente aos estudos durante os seus anos de escola, tem maiores possibilidades de encontrar emprego e de bem desempenhar as suas funções na empresa em que trabalha. Infelizmente, também há casos de governos que esbanjam o património nacional em aventuras económicas perigosas. acontece que certos chefes de nações se apropriam escandalosamente daquilo que pertence ao povo, como prova a história dos nossos dias. E há outros chefes que, criminosamente, se esquivam a pagar os impostos que pagam todos os outros cidadãos. O resultado é que muitas famílias vivem numa penúria desumana, da qual esses chefes terão de dar contas severas. Não é preciso ser muito entendedor de como funcionam as economias, para ver o que está a acontecer em muitos países. Ladrões não têm direito a usufruir do que roubam.

Poderíamos alargar o âmbito destas considerações: o ar, as árvores, os oceanos, os lagos – tudo foi criado por Deus para dar a toda a humanidade uma vida relativamente fácil. Mas certos países arrogam-se o direito de contribuir de forma horrenda para a destruição da natureza. Neste campo, as estatísticas não são muito boas. Por exemplo, segundo o organismo americano da energia, as estatísticas relativas às emissões de dióxido de carbono, em 2007, são as seguintes, em toneladas métricas: mundo, 29 biliões de toneladas, Europa, 4,6 biliões, américa do Norte, 7 biliões, China, 6. 2 biliões e Portugal, 61 milhões de toneladas.

Diz-nos o Senhor Jesus, no evangelho do 9º domingo: quem edifica a sua casa sobre a rocha, não viverá em sobressalto. Quem dirige a sua família com juízo, por exemplo, sem fazer despesas que não são necessárias, dificilmente temerá mesmo quando a situação se tornar mais complicada. aliás, as estatísticas acima dadas não são irrelevantes. Cada grão de terra, cada folha de árvore, cada gota de água, tudo é um dom dado por Deus a todos os membros da humanidade e não apenas para gozo de certos indivíduos ou povos. Muitas pessoas vivem animadas por esta ideia. Que bom se todos deixássemos tudo limpo por onde passamos, sem espalhar detritos por toda a parte. a mãe-natureza, criada por Deus como berço onde podemos crescer sorrindo e amar crescendo, merece todo o nosso respeito e carinho. Ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor, lê-se na primeira leitura. Preço que todos os homens, mulheres e crianças de boa vontade podem pagar para seu próprio bem. Sermos abençoados e bem-queridos de Deus é o nosso fado, a vocação de cada um de nós, para bem de todos.