Ki-moon expressou a sua profunda preocupação com a deterioração da situação no país e as ameaças às forças da paz
Ki-moon expressou a sua profunda preocupação com a deterioração da situação no país e as ameaças às forças da pazO secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, veio expressar a sua profunda preocupação com a deterioração da situação na Costa do Marfim, lamentando os mais recentes confrontos entre grupos rivais, assim como as ameaças contra a ONU, incluindo um apelo para impedir a circulação das forças de paz.

Estes desenvolvimentos marcam uma escalada preocupante que conduz o país ainda mais para a beira da guerra civil, disse o porta-voz de Ki-moon, referindo-se aos confrontos armados em abidjan, bem como aos combates no oeste do país entre elementos das forças rebeldes e forças leais ao presidente cessante Laurent Gbagbo.

Gbagbo tem-se recusado a deixar o cargo, apesar da ONU ter certificado a vitória do líder da oposição, alassane Ouattara, nas eleições presidenciais de 28 de Novembro. a votação seria o ponto culminante dos esforços na reunificação do país, dividido pela guerra civil em 2002 entre um sul controlado pelo Governo e o norte controlado pelos rebeldes.