Movimento da Mensagem de Fátima prepara espiritualmente e tecnicamente as pessoas que acompanham e orientam todos aqueles que desejam fazer uma peregrinação a pé ao Santuário de Fátima
Movimento da Mensagem de Fátima prepara espiritualmente e tecnicamente as pessoas que acompanham e orientam todos aqueles que desejam fazer uma peregrinação a pé ao Santuário de FátimaO encontro com os guias de peregrinos a pé, realiza-se, habitualmente, no início do ano. Devido ao grande número de pessoas interessadas em fazer esta formação, 160, foi necessário realizá-la em duas sessões, isto é, dois fins-de semana, com o mesmo programa.

a tarefa de amor a Deus e ao próximo deve ser assumida como uma missão, defendeu o assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, iniciou cada um dos encontros com uma reflexão, integrada na oração da manhã. O padre Manuel antunes apresentou a figura de Jesus Cristo como figura do Bem Pastor e deve servir de modelo para os guias. Estes devem acompanhar e orientar como servidores, sempre atentos tanto ao grupo em geral como à pessoa com mais dificuldades, para evitar que o grupo se desagregue e isole algum dos seus elementos.

adoração, entrega de si, confiança, amor, oração, celebração e devoção mariana são os convites pastorais propostos pelo santuário aos peregrinos. aos guias, o capelão do Santuário de Fátima, Francisco Pereira apresentou o projecto pastoral para as comemorações do centenário das aparições de Fátima, um longo percurso de sete anos que medeiam o presente ano até 2017.

a necessidade de se apostar nas estruturas de apoio ao longo do caminho, para que os peregrinos possam fazer uma verdadeira peregrinação, é uma das preocupações do Movimento de Mensagem de Fátima. No encontro, foram apresentadas propostas para melhorar as peregrinações a pé, no que diz respeito aos caminhos, com a proposta de novos percursos, mais seguros e fora das estradas com mais circulação automóvel.

Os guias tiveram a oportunidade de fazer o itinerário do peregrino preparado pelo Santuário de Fátima neste ano em que se celebram as aparições do anjo, em 1916, com uma caminhada a pé e em oração e uma visita evocativa aos lugares das aparições do anjo: Loca do Cabeço, nos Valinhos, e Poço do arneiro, no quintal da casa da família de Lúcia, em aljustrel. além da partilha de experiências e problemas que os guias encontram nas suas peregrinações, os guias participaram na celebração na missa na Igreja da Santíssima Trindade.