«Fazei, Senhor, que os acontecimentos do mundo decorram para nós segundo os vossos desí­gnios de paz, e a Igreja Vos possa servir na tranquilidade e na alegria», reza-se na oração da Eucaristia do oitavo domingo comum
«Fazei, Senhor, que os acontecimentos do mundo decorram para nós segundo os vossos desí­gnios de paz, e a Igreja Vos possa servir na tranquilidade e na alegria», reza-se na oração da Eucaristia do oitavo domingo comumUns seis anos depois de eu chegar a este mundo, pela bondade da minha mãe e do meu pai, começou um dos acontecimentos mais horrendos da história da humanidade: a segunda guerra Mundial. Tanto mal, tanta destruição, tanta história que devia ensinar, para sempre, aos homens a desejarem todos o grande dom da paz! Penso no que está a acontecer no mundo, nos nossos dias: tantos horrores, manifestação de ódios e vingança! Também observo tantos sinais de desejo de uma vida melhor para todos, desejos de mais justiça. Vêm-me à memória as palavras do pergaminho do Senhor dos tempos e da história, o Livro da Revelação (cap. 12, verso 17): O dragão (Satanás) foi fazer guerra contra o resto da descendência da mulher, isto é, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus.

No meio de todas estas façanhas e aberrações, muitos há que perdem a coragem, tal como o povo de Sião da primeira leitura: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim (Isaías 49, 14). Mas o próprio Senhor responde: Pode uma mulher esquecer a criança que amamenta, e não ter compaixão e carinho para com o fruto das suas entranhas?. Em seguida, o Senhor põe a verdade em pratos limpos: ainda que uma mãe esquecesse o fruto das suas entranhas, nunca me esquecerei de vós (v. 15). a verdade é que muitos corações palpitam de amor para com o Deus da história e para com todos os seus filhos e filhas. O mistério do mal só por um certo tempo pode parecer levar a melhor sobre a verdade do bem. Por vezes, teimamos em ver só um dos lados da moeda: Mas o outro é tão real como o primeiro.como diz a Palavra: Olhai para as aves do céu: não fazem sementeira nem colheita e no entanto o vosso Pai do Céu as alimenta Reparai nos lírios do campo: nem tecem nem fiam! Mas nem o próprio Salomão, em todo o seu esplendor, jamais se vestiu como um só deles… Procurai, primeiro, o Reino de Deus e a sua justiça, e então todas as coisas necessárias vos serão acrescentadas (Evangelho).

Gestos, palavras, acções, omissões: de tudo queremos saber o significado. Mas o significado dos acontecimentos dos nossos dias só pode ser compreendido à luz da fé, que no nosso coração vive, vegeta ou porventura agoniza na morte. assegura-nos o profeta do salmo da missa: Só em Deus descansa a minha alma, porque Ele é a minha esperança. Só Ele é a minha força e salvação: não vacilarei! (Salmo 61, 6-7). Imaginemos a força invencível, se todos os que se arrogam o nome de cristãos vivessem e mostrassem esta fé e esta esperança. Que força invencível não seria o seu testemunho para todo o mundo! Exprimirmos a Deus muitas vezes, com a oração e com a vida, o desejo de que venha a nós o Seu Reino.como os nossos padroeiros, como santo antónio, que até pediu para ir para o norte da África, para lá dar testemunho da vida que Deus partilha com a humanidade. Quantas pessoas na nossa terra praticam o bem e desejam praticá-lo ainda melhor! É o Espírito do Senhor que anima nelas este desejo. Rezemos para que, em cada escola de Portugal, uma meia dúzia de jovens cristãos vivam sempre como fermento de Cristo.como uma bola de neve, o seu exemplo tornar-se-ia, em pouco tempo, um Everest avassalador! assim os ajude Cristo e a todos nós.