apesar dos efeitos nefastos que a hidroeléctrica de Belo Monte, na amazónia, poderá ter sobre a floresta e os seus habitantes, a informação é insuficiente
apesar dos efeitos nefastos que a hidroeléctrica de Belo Monte, na amazónia, poderá ter sobre a floresta e os seus habitantes, a informação é insuficienteOito grupos étnicos que habitam nas proximidades do rio Xingu serão afectados pela barragem. Os índios necessitam do rio para se alimentar. E na medida em que haverá impacto sobre o rio e sobre o pescado, criará obstáculos para o fluxo da pesca e para a reprodução dos peixes, explica um antropólogo, à agência adital. a prostituição também poderá aumentar com a deslocação de dez mil homens para a zona de obras da barragem, alerta Ricardo Verdum.
apesar do impacto do projecto, a população indígenanão é ouvida de forma adequada; há uma má transmissão da informação pois poucos sabem o que irá acontecer no futuro. aos estudos realizados falta qualidade. a actuação da Fundação Nacional do Índio fica aquém do que seria desejado, considera o perito e também assessor do Instituto de Estudos Socioeconómicos.
Àpergunta Belo Monte é mais uma etapa de um descaso [negligência] histórico com a riqueza cultural indígena?, responde: É mais uma manifestação do que chamamos de colonialismo interno, expansão do processo de ocupação dessa região pela economia capitalista. É uma expansão geográfica que está a chegar aquela região com um grande projecto e impactos significativos.