Evocação das aparições do anjo ajudam-nos a orar melhor perante o Senhor
Evocação das aparições do anjo ajudam-nos a orar melhor perante o SenhorIntegrado no ciclo das comemorações do centenário das aparições que se comemora em 2017, o Santuário de Fátima propõe aos peregrinos que visitam os lugares santos um itinerário do peregrino, que poderá ser feito individualmente ou em grupo, recorrendo a uma brochura que será distribuída para tal. Esta iniciativa é o primeiro gesto concreto neste ano (que deverá manter-se) para ajudar o visitante a participar e melhor compreender, a temática preparatória do centenário Santíssima Trindade adoro-Vos profundamente.

O itinerário começa com uma visita aos locais de aljustrel onde o anjo apareceu por três vezes, fazendo a Via-Sacra, orando na Capela dos Húngaros, seguindo depois para a Loca do Cabeço e poço do arneiro. Nos lugares onde o anjo se revelou, o peregrino é convidado a evocar a primeira e segunda aparição, sendo a terceira já no átrio da capela do Santíssimo Sacramento (Galilé dos apóstolos Pedro e Paulo, na igreja da Santíssima Trindade). após a terceira evocação, o peregrino é convidado a rezar em silêncio (5 a 10 minutos) diante de Jesus Cristo na Eucaristia.

Orai, orai muito foi o desafio que o anjo deixou aos três pastorinhos e que cada um poderá aceitar também, preenchendo a sua oração (se o desejar) como sinal da sua caminhada, como compromisso de acolher o convite à oração, à adoração, como acto de reparação pelos pecados com que Deus é ofendido e súplica pela conversão dos pecadores. No final da visita ao Santíssimo, poderá deixar a oração preenchida (destacável) no receptáculo próprio. Estamos certos que estes momentos de caminhada e oração poderão constituir momentos inesquecíveis de paz interior, fervor redobrado e porque não, também uma forma de juntar as preces de cada um às dos Beatos Jacinta e Francisco pelos pobres pecadores.