Já foi escolhida a letra do hino do centenário das aparições de Fátima. Concorreram 29 trabalhos
Já foi escolhida a letra do hino do centenário das aparições de Fátima. Concorreram 29 trabalhosO refrão é da composição vencedora é: ave o clemens, ave o pia! Salve Regina Rosarii Fatimae! ave o dulcis Virgo Maria! O autor do trabalho é Marco Daniel Duarte, director do Museu do Santuário de Fátima. a decisão do júri foi unânime. Terei muito gosto em poder ouvir o hino nos lábios dos peregrinos; será para mim uma grande alegria, afirmou em entrevista à Sala de Imprensa.
O texto assume que a Mensagem de Fátima tem uma nascente muito límpida que é a Boa Nova de Cristo contida na Escritura. as estrofes do hino têm, de facto, essa estrutura: como Maria apresentou Jesus aos magos e aos pastores, também apresentou, em Fátima, o seu Filho à humanidade; como Maria orava na assembleia cristã, assim continua a interceder pela humanidade… as estrofes finais fazem eco das últimas reflexões dos papas sobre Fátima, incluindo a homilia de Bento XVI, no dia 13 de Maio de 2010, explica o autor sobre a composição.
O reitor do Santuário de Fátima adianta que é possível discernir dois momentos em cada estrofe da composição. a primeira parte é de carácter mais teológico e evangélico e os últimos versos são sempre referentes à mensagem de Fátima. Em cada estrofe ressalta a figura de Nossa Senhora na história da humanidade e nas aparições de Fátima, realça Virgílio antunes.