país continua a consolidar a paz e a estabilidade e a promover o desenvolvimento. Está quase concluí­da a transferência de funções para a polícia
país continua a consolidar a paz e a estabilidade e a promover o desenvolvimento. Está quase concluí­da a transferência de funções para a políciaTimor-Leste continua a consolidar a paz e a estabilidade e a promover o desenvolvimento e, por isso, as Nações Unidas (ONU)estão já a planear o final da sua missão no país, no que poderia servir de exemplo para outras operações, afirmou um responsável da ONU.
a Missão Integrada da ONU em Timor-Leste (UNMIT), criada em 2006 após um surto de violência – e que substituiu outras missões anteriores neste país do Sudeste asiático, com que as Nações Unidas guiaram a independência em 2002, depois do fim da ocupação indonésia – já transferiu a responsabilidade de policiamento para as autoridades nacionais na maioria dos distritos. O próximo passo é a transferência total.
“Isso vai sinalizar uma nova fase no desenvolvimento da PNTL [Polícia Nacional de Timor-Leste] e o início da fase de reconstituição na qual a polícia da UNMIT terá como principal foco o fortalecimento institucional e uma maior capacitação da PNTL”, disse ameerah Haq, o representante especial do secretário-geral, Ban Ki-moon, ao Conselho de Segurança.