Igreja inicia o tempo da Quaresma, a 9 de Março, de preparação ate à Páscoa, a partir de quarta-feira de cinzas
Igreja inicia o tempo da Quaresma, a 9 de Março, de preparação ate à Páscoa, a partir de quarta-feira de cinzasSepultados com Ele no baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes (cf. Cl 2, 12) é o tema da mensagem para esta Quaresma. Bento XVI salienta a importância do baptismo na vida do cristão, bem como a Quaresma, como momento para a reflexão.
Para empreender seriamente o caminho rumo à Páscoa e nos prepararmos para celebrar a Ressurreição do Senhor – a festa mais jubilosa e solene de todo o ano litúrgico – o que pode haver de mais adequado do que deixar-nos conduzir pela Palavra de Deus?, questiona o Pontífice. Os textos dos domingos de Quaresma servem ao cristão para o guiar para um encontro particularmente intenso com o Senhor, fazendo-nos repercorrer as etapas do caminho da iniciação cristã: para os catecúmenos, na perspectiva de receber o Sacramento do renascimento, para quem é baptizado, em vista de novos e decisivos passos no seguimento de Cristo e na doação total a Ele.
Na mensagem divulgada a 22 de Fevereiro, Bento XVI desafia os fiéis a viverem estes 40 dias mediante o encontro pessoal com o nosso Redentor e através do jejum, da esmola e da oração. O Santo Padre defende ainda que o caminho de conversão rumo à Páscoa leva-nos a redescobrir o nosso baptismo. Um vínculo particular liga o baptismo com a Quaresma como momento favorável para experimentar a graça que salva, diz Bento XVI.