No mundo, existem seis mil línguas, mas, cerca de metade correm o risco de desaparecer. Deve recorrer-se às novas tecnologias na defesa dos idiomas
No mundo, existem seis mil línguas, mas, cerca de metade correm o risco de desaparecer. Deve recorrer-se às novas tecnologias na defesa dos idiomasCada língua é única na sua forma de compreender, de escrever e de exprimir a realidade, lembra Irina Bokova, directora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). É preciso usar a força do progresso para proteger as visões do mundo na sua diversidade e promover todos os recursos do saber e formas de expressão, defende numa mensagem, divulgada por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, celebrado, hoje, 21 de Fevereiro.
as tecnologias da informação e da comunicação para a salvaguarda e promoção das línguas e da diversidade linguística é o tema deste ano. a iniciativa nasceu em 2000 e visa promover a importância do multilinguismo e da diversidade linguística. No mundo, existem seis mil línguas; cerca de metade correm o risco de desaparecer. O termo língua materna ou língua nativa refere-se ao primeiro idioma que é aprendido na infância, e através do qual se começa a falar.