«ama o teu próximo como a ti mesmo» e «Sede santos, porque eu, o vosso Senhor, vosso Deus, sou santo» foram frases recordadas pelo Papa, na oração mariana do angelus

«ama o teu próximo como a ti mesmo» e «Sede santos, porque eu, o vosso Senhor, vosso Deus, sou santo» foram frases recordadas pelo Papa, na oração mariana do angelusBento XVI lembrou o apelo de Deus ao seu povo para que sejam perfeitos. Perfeição que significa – disse o Papa – viver como filhos de Deus cumprindo concretamente a sua vontade.

Quem acolhe o Senhor na sua própria vida e o ama com todo o coração é capaz de um novo início. Consegue cumprir a vontade de Deus: realizar uma nova forma de existência animada pelo amor e destinada à eternidade, acrescentou o Papa. Imitar Jesus implica amar os inimigos e rezar por aqueles que vos perseguem a fim de ser filhos do vosso Pai que está nos Céus.

Bento XVI defendeu que o amor é um bem que torna leve as coisas pesadas e suporta tranquilamente as coisas difíceis. O amor aspira a ascender ao alto sem se deixar reter por nada que é terreno. Nasce de Deus e só em Deus poderá encontrar repouso.

O Pontífice exortou os pastores da Igreja a assimilarem aquele novo estilo de vida que foi inaugurado por Jesus e que os apóstolos fizeram próprio, enquanto recordava aos 50 mil fiéis presentes que a 22 de Fevereiro é a festa da Cátedra de São Pedro, o primeiro dos apóstolos a quem Cristo confiou a tarefa de Mestre e Pastor.