Em todo o mundo, 80 por cento das pessoas têm falta de protecção social adequada e as desigualdades globais disparam. a justiça social é alicerce da estabilidade
Em todo o mundo, 80 por cento das pessoas têm falta de protecção social adequada e as desigualdades globais disparam. a justiça social é alicerce da estabilidadeOitenta por cento das pessoas no mundo têm falta de protecção social adequada e as desigualdades globais disparam. É neste quadro que responsáveis da ONU estão a apelar a uma nova era de justiça social que ofereça serviços básicos, empregos remunerados decentemente e garantias para os pobres, vulneráveis e marginalizados. ” a justiça social é mais do que um imperativo ético, é um alicerce para a estabilidade nacional e a prosperidade global”, afirmou o secretário-geral Ban Ki-moon, numa mensagem sobre o Dia Mundial da Justiça Social, que se comemora este domingo, 20 de Fevereiro. ” a igualdade de oportunidades, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos são essenciais para libertar todo o potencial produtivo das nações e dos povos. ”
Já o director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, destacou também a ligação entre a justiça social e a estabilidade nacional, referindo-se aos protestos no Norte de África e Médio Oriente, que já fizeram cair o Presidente tunisino Ben ali e o egípcio, Hosni Mubarak.