Francisco Lerma, bispo de Gurué e missionário da Consolata, está em Fátima. à Fátima Missionária falou sobre o tema da peregrinação
Francisco Lerma, bispo de Gurué e missionário da Consolata, está em Fátima. à Fátima Missionária falou sobre o tema da peregrinação a peregrinação é uma experiência forte de fé, considera Francisco Lerma. Paramos, deixamos as nossas actividades e vivemos um momento concentrados em tudo aquilo que nos identifica como discípulos de Jesus. Parar um bocado para reforçar essa convicção fundamental que, durante os outros dias, vamos vivendo de um maneira inconsciente, explica o bispo de Gurué, Moçambique, que preside à Peregrinação da Família Missionária da Consolata, a 19 de Fevereiro.

Vai e faz tu também o mesmo

a partir de uma experiência forte de fé, então como cristão, como discípulo, recebemos a missão, afirma o prelado. a missão não pode nascer de um envio superficial. Nasce, sim, do encontro com Deus. Dessa experiência de Cristo é que nós podemos descobrir qual a nossa missão na vida, explica. O tema da 21a peregrinação, Vai e faz tu também o mesmo, é um apelo ao voluntariado. O voluntário é alguém que sente necessidade de ajudar, de servir, de partilhar com o outro. Para um cristão, isso é fundamental mais vai um pouco mais além, considera o bispo. Explica: Não partilha simplesmente aquilo que tem, mas também aquilo que é. E não só por um tempo, mas sim para toda a vida. a missão caracteriza um cristão para sempre. O missionário identifica-se com o voluntário na compartilha daquilo que é e daquilo que tem. Uma atitude que deve serpermanente. É continuamente voluntário, lembra o bispo de Gurué.