Mais observadores, boletins de voto distinguidos por cores e eleitores informados dos locais de voto. país procura evitar problemas na segunda volta das presidenciais
Mais observadores, boletins de voto distinguidos por cores e eleitores informados dos locais de voto. país procura evitar problemas na segunda volta das presidenciaisEstão a ser tomadas medidas nos 1500 locais de voto da segunda volta das eleições presidenciais do Haiti, que se realizam no próximo mês, para evitar a repetição das fraudes que marcaram a primeira volta em Novembro passado, revelou um responsável das Nações Unidas.

a Organização dos Estados americanos (OEa) vai aumentar os seus observadores de 120 (em Novembro) para 200, os boletins de voto serão distinguidos por cores e os eleitores serão informados dos locais de votação através de call centers, a partir desta quinta-feira, afirmou Nigel Fisher, vice-representante especial do secretário-geral Ban Ki-moon.

Um código de conduta está a ser desenvolvido, para definir o comportamento dos candidatos e eleitores nas assembleias de voto. Fisher disse esperar um défice no financiamento de 2,5 milhões de dólares (18,4 milhões de euros) a serem cobertos por promessas de doadores, ou, no curto prazo, pelo Programa das Nações Unidas (PNUD), se se verificarem atrasos nos compromissos assumidos pelos países.