Cerca de 200 mil sulistas já regressaram das regiões do Norte ao longo dos últimos três meses. E há muitos mais à espera
Cerca de 200 mil sulistas já regressaram das regiões do Norte ao longo dos últimos três meses. E há muitos mais à esperaCom o histórico referendo à independência do Sul do Sudão agora terminado, é necessária ajuda para apoiar o regresso dos cidadãos do Sul para essa região, a partir de outras partes do Sudão, segundo a agência de refugiados da ONU, que está a apelar a um fundo de 53,4 milhões de dólares (39,4 milhões de euros) para este esforço.
De acordo com o alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR), cerca de 200 mil sulistas já regressaram das regiões do Norte ao longo dos últimos três meses. Na capital sudanesa, Cartum, há uns 75 mil já registados para voltarem.

as agências têm de antecipar que muitos dos 800 mil cidadãos do Sul deixarão o Norte este ano, o que irá aumentar a pressão num ambiente humanitário já frágil, explicou o porta-voz do aCNUR adrian Edwards.