é preciso por termo ao uso de crianças em conflitos armados, alerta a amnistia Internacional. Refugiados são mais vulneráveis devido à falta de oportunidades
é preciso por termo ao uso de crianças em conflitos armados, alerta a amnistia Internacional. Refugiados são mais vulneráveis devido à falta de oportunidadesNo Chade, jovens com menos de 13 anos são recrutados para trabalhar como soldados pelo exército e por grupos armados, revela um relatório da organização, divulgado ontem. a situação afecta em particular os campos de deslocados, que abrigam cerca de meio milhão de pessoas, no leste do país. Os refugiados dispõem de poucas oportunidades e o acesso à educação e ao mercado de trabalho é bastante restrito.
É trágico ver milhares de menores privados da sua infância e manipulados por adultos que os conduzem para a suas guerras, declarou Erwin van der Borght, director do programa da aI para África. Estes atentados escandalosos contra os direitos das crianças não podem continuar, afirmou. Os menores com mais de 13 anos são usados em combates, já os mais novos servem de mensageiros.