Nações Unidas querem mais mulheres nas forças de paz. O objectivo é que, até 2014, pelo menos 20 por cento dos membros das missões sejam mulheres
Nações Unidas querem mais mulheres nas forças de paz. O objectivo é que, até 2014, pelo menos 20 por cento dos membros das missões sejam mulheresO Conselho de Segurança já tinha requerido uma maior participação feminina na construção da paz, há 10 anos atrás, na resolução 1325. a questão voltou a ser discutida, a 8 de Fevereiro, baseando-se num estudo apresentado por alan Le Roy, subsecretário-geral das Operações de Paz. O mesmo recomenda que as missões de paz trabalhem com mulheres no terreno; aconselha ainda as autoridades e países-membros a dar mais protagonismo ao sexo feminino nas negociações de paz, adianta a Rádio ONU.

O estudo revela que, apesar dos progressos, ainda existe preconceito e que as mulheres continuam a ser discriminadas. actualmente, estas representam nove por cento da força policial das missões de paz; em 2005, eram seis por cento. alguns países, já estão a ganhar com o contributo feminino, nas áreas do policiamento e da construção da paz. Entre eles estão o Burundi e o Timor-Leste. Este último país asiático, assim como a Libéria e o Haiti, contam com batalhões apenas compostos por mulheres.