Terramoto do Haiti foi a maior tragédia de 2010; morreram mais de 222 mil pessoas. Preparação para as catástrofes já não é opção, diz responsável
Terramoto do Haiti foi a maior tragédia de 2010; morreram mais de 222 mil pessoas. Preparação para as catástrofes já não é opção, diz responsávelUm relatório das Nações Unidas revela que 300 mil pessoas morreram em catástrofes naturais em 2010. No total, 373 desastres naturais afectaram 210 milhões de pessoas. as enchentes verificaram-se com mais frequência, com 182 ocorrências. Segundo o secretariado sobre Redução de Desastres, o ano passado foi também o mais mortífero dos últimos vinte anos.
Sobressai o terramoto do Haiti, ocorrido em Janeiro, com 222. 500 mil vítimas mortais. a onda de calor e os incêndios florestais na Rússia, com um total de 56 mil vítimas, constituem a segunda pior tragédia do ano.
Para Margareta Wahlstroem, representante das Nações Unidas, os países devem preparar-se para as catástrofes; já não se trata de uma opção, mas sim de um dever. Se as nações não agirem agora, o custo humano das tragédias vai aumentar ainda mais. Os sistemas de alarme devem ser eficientes, defendeu ainda.