Só firmemente unida a Cristo é que a Igreja pode realizar eficazmente a sua missão, lembrou o Papa. Vida cristã deve assentar em quatro pilares fundamentais
Só firmemente unida a Cristo é que a Igreja pode realizar eficazmente a sua missão, lembrou o Papa. Vida cristã deve assentar em quatro pilares fundamentaisUnidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão, na fracção do pão e na oração é o tema que deve orientar a reflexão nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, a decorrer até 25 de Janeiro. Na praça de São Pedro, Bento XVI fez referência às palavras do livro bíblico, actos dos apóstolos.
É muito significativo que este tema seja proposto pelas Igrejas e comunidades cristãs de Jerusalém, reunidas em espírito ecuménico. Sabemos quantas provações devem enfrentar os irmãos e irmãs da Terra Santa e do Médio Oriente. Tanto mais precioso é, portanto, o seu serviço, caucionado por um testemunho que, em certos casos, tem chegado até ao sacrifício da vida, afirmou, segundo a Rádio Vaticano.
Também hoje, para sermos no mundo sinal e instrumento de íntima união com Deus e de unidade entre os homens, nós cristãos devemos assentar a nossa vida sobre estes quatro pilares: a vida sobre o fundamento da fé dos apóstolos transmitida na tradição viva da Igreja, a comunhão fraterna, a Eucaristia e a oração, disse ainda.
Só firmemente unida a Cristo – lembrou o Santo Padre – é que a Igreja pode realizar de modo eficaz a sua missão, não obstante as limitações e falhas dos seus membros e apesar das divisões. Toda e qualquer divisão na Igreja é uma ofensa a Cristo, reiterou.