Elevadas temperaturas são o reflexo do aquecimento, a longo prazo, do planeta. África, Ásia, Gronelândia e Canadá registaram níveis recordes
Elevadas temperaturas são o reflexo do aquecimento, a longo prazo, do planeta. África, Ásia, Gronelândia e Canadá registaram níveis recordesO ano de 2010, tal como 1998 e 2005, foi um dos anos mais quentes, desde que há registo das temperaturas. Segundo a Organização Mundial da Meteorologia é o reflexo do aquecimento global. Os dados para 2010 confirmam a nítida tendência para o aquecimento a longo prazo do planeta, afirmou Michel Jarraud, secretário-geral da organização. Os dez anos mais quentes, observados, são todos posteriores a 1997, acrescentou.
Entre 2001 e 2010, a temperatura média global ultrapassou os 0,46 graus célsius. O ano passado foi particularmente quente numa grande parte do continente africano, no sul e no leste da Ásia, na Gronelândia, e no Árctico canadiano. Registaram-se níveis recordes em algumas dessas regiões. Em contrapartida, zonas continentais verificaram temperaturas inferiores à média, na Europa setentrional e no centro e leste da austrália. 2010 foi também marcado por vários fenómenos meteorológicos extremos: a vaga de calor na Rússia, as cheias no Paquistão.