a voz cristã no mundo só será credí­vel «se todos estiverem unidos no testemunho da beleza do Evangelho», afirma o cardeal, Kurt Koch
a voz cristã no mundo só será credí­vel «se todos estiverem unidos no testemunho da beleza do Evangelho», afirma o cardeal, Kurt KochO presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos convida os fiéis a fortalecer os laços de cooperação e respeito mútuo. Um apelo que surge, precisamente, num tempo em que o cristianismo enfrenta ondas de violência e de intolerância. Hoje a religião cristã é a mais perseguida. Só em 2008, dos mais de dois biliões de cristãos no mundo, 230 milhões foram vítimas de discriminações, desrespeitos, hostilidades e perseguições, lembra o cardeal, Kurt Koch, segundo a rádio Vaticano.
Um grande desafio para todas as Igrejas, chamadas a serem realmente solidárias, considera. Recordar, em oração, os cristãos perseguidos pode aprofundar a responsabilidade ecuménica. Devemos viver na esperança de que o sangue dos mártires do nosso tempo se torne um dia semente de unidade plena do Corpo de Cristo, afirmou o cardeal. Uma esperança que deve ser testemunhada de forma credível. É preciso denunciar publicamente as situações de martírio e empenhar-se conjuntamente pelo respeito pela liberdade de religião, e da dignidade humana, reiterou.