Cristãos de todo o mundo são chamados a unirem-se em oração, na redescoberta dos valores que mantinham unidos a primeira comunidade de Jerusalém
Cristãos de todo o mundo são chamados a unirem-se em oração, na redescoberta dos valores que mantinham unidos a primeira comunidade de JerusalémDe 18 a 25 de Janeiro, decorre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Unidos nos ensinamentos dos apóstolos, na comunhão fraterna e nas orações é o tema para 2011, escolhido pelos cristãos de Jerusalém. Este funciona como um regresso às origens da primeira Igreja em Jerusalém: um chamamento à inspiração e renovação e ao essencial da fé. Relembrar o tempo em que a Igreja ainda era una, afirma o Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, no site do Vaticano.
Há dois mil anos, os primeiros discípulos de Cristo, reunidos em Jerusalém, atravessavam várias dificuldades, mas perseveraram na fidelidade e na comunhão fraterna. Não é difícil perceber como a situação dos primeiros cristãos na cidade santa reflecte a da Igreja em Jerusalém hoje. a comunidade actual experimenta muitas das alegrias e tristezas da Igreja dos primeiros tempos: a sua injustiça e desigualdade, e as suas divisões, mas também a sua fiel perseverança e o reconhecimento de uma unidade mais ampla entre os cristãos.
Conscientes das suas divisões e da necessidade de fazer mais pela unidade do corpo de Cristo, as Igrejas em Jerusalém deixam um apelo a todos cristãos. Chamam-nos à redescoberta conjunta dos valores que mantinham unida a comunidade primitiva em Jerusalém, quando os cristãos se uniam no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações. Os cristãos de Jerusalém convidam as suas irmãs e irmãos do mundo inteiro a unirem-se a eles em oração enquanto trabalham pela justiça, paz e prosperidade para todos os povos da terra.