Água e terra em África são objecto de estratégias de algumas potências, mas será o continente a pagar a maior factura perante uma crise alimentar mundial
Água e terra em África são objecto de estratégias de algumas potências, mas será o continente a pagar a maior factura perante uma crise alimentar mundialEntramos numa era de penúria alimentar, com uma procura crescente e superior à produção. Este desequilíbrio instaura instabilidade, afirmou o presidente da Comissão para a agricultura do Parlamento Europeu, àagência MISNa. Dá o exemplo da argélia, país do norte de África, onde2011 começou com protestos populares contra a crise. Referindo o aumento dos preços de alimentos essenciais, Paolo De Castro observa que a segurança alimentar suscita uma atenção inferior à gravidade do problema.
O responsávelacrescenta ainda: a maiore disponibilidade económica de grandes camadas da população do planeta determinaram um crescimento da demanda alimentar a um ritmo superior ao da produção agrícola. Facto que, segundo Paolo De Castro, gera instabilidade. alerta ainda para a tentativa de alguns países se apoderarem dos direitos de exploração de vastas zonas agrícolas em África. a água e as terras do continente tomaram-se objecto de estratégias de algumas potências. Mas, é justamente África que poderá sofrer mais, perante uma crise alimentar mundial, adverte.