Os adultos beneficiam de apoio psicológico e as crianças vão à escola dentro do próprio centro. O ambiente é propí­cio para solicitantes de refúgio
Os adultos beneficiam de apoio psicológico e as crianças vão à escola dentro do próprio centro. O ambiente é propí­cio para solicitantes de refúgioUm centro de detenção familiar em Berks, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, é considerado modelo no seu género. Os residentes desta organização sem fins lucrativos partilham a experiência da detenção quando tentavam entrar no país ilegalmente. O centro conta com serviços de apoio psicológico. Pela primeira vez, têm a oportunidade de poder falar sobre as amarguras de uma vida dura. Os filhos dos migrantes detidos vão à escola em salas de aula próprias. Outro ponto de acção é facultar-lhes informação sobre os sistemas de imigração e refúgio.
Os dados mais recentes do Departamento de Segurança Nacional revelam que, em 2008, perto de nove mil das 30 mil pessoas em centros de detenções eram solicitantes de refúgio. O aCNUR acredita fortemente que a ampla maioria dos solicitantes de refúgio não deveria estar presa, defende Vincent Cochetel, representante da organização para os Estados Unidos e o Caribe. as instalações de Berks incorporam as melhores práticas de um modelo de detenção civil para imigrantes, assegura, segundoo siteda organização. O centro beneficia de um ambiente mais humano, mais propício para os solicitantes de refúgio, não só famílias, mas também adultos sozinhos.