a cerimónia vai ser presidida por Bento XVI, no Vaticano, Domingo da Divina Misericórdia.
a cerimónia vai ser presidida por Bento XVI, no Vaticano, Domingo da Divina Misericórdia. a data escolhida para a beatificação recorda a celebração litúrgica mais próxima da morte de João Paulo II, que faleceu na véspera da festa da Divina Misericórdia, por ele criada em 2000. O anúncio da data e aprovação do milagre atribuído a Karol Wojtyla foi efectuado esta sexta-feira, 14 de Janeiro. O decreto da beatificação foi publicado pela Congregação para a Causa dos Santos.
São nove os argumentos para a beatificação do homem cujo pontificado durou 27 anos. O milagre atribuídoa João Paulo II é a cura de Marie Simon Pierre, uma religiosa francesa, na altura com 46 anos, que deixou de ter os sintomas da doença de Parkinson. a doença havia sido diagnosticada em 2005. a religiosa pertence à congregação das Irmãzinhas das Maternidades Católicas e trabalha em Paris.
O processo de beatificação de João Paulo II foi iniciado a 13 de Maio de 2005, apenas 42 dias depois da sua morte. Bento XVI dispensou o habitual período de cinco anos para que o processo tivesse início. Karol Wojtyla morreu aos 84 anos, vítima de doença prolongada e depois de ter sobrevivido a uma tentativa de homicídio a 13 de Maio de 1981, data que logo associou às aparições de Fátima e à mão de Maria que desviou a bala. ao Santuário mariano veio por quatro vezes.