Rio de Janeiro e São Paulo foram atingidos por um temporal. Só no Rio de Janeiro já morreram mais de 350 pessoas devido a fortes chuvas
Rio de Janeiro e São Paulo foram atingidos por um temporal. Só no Rio de Janeiro já morreram mais de 350 pessoas devido a fortes chuvasPetrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, foram as três cidades mais atingidas por fortes chuvas causadas por um temporal. a tragédia já contabiliza mais de 960 desabrigados, 1. 280 desalojados e já causou 360 mortes, de acordo com o Jornal brasileiro, Folha de São Paulo.
autoridades políticas locais e nacionais visitam a região afectada e mobilizam-se para ajudar os desabrigados. a presidenta Dilma já assinou uma medida provisória libertando 780 milhões de reais (cerca de 355 milhões de euros), para ajudar os Estados atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Segundo o jornal, proprietários de casas, nas localidades de vale do Cuiabá, em Petrópolis, asseguraram que a região ficou inteiramente isolada, sem luz, água e telefone. O caseiro, Manoel Cândido da Rocha Sobrinho, descreve a situação no vale do Cuiabá como um mar de lama. Refere: Moro aqui há 25 anos. Nunca tinha visto algo assim. Moro num local mais alto, mas quando olho para baixo só vejo um mar de lama. a maioria das pessoas salvou-se subindopara árvores ou correndo para lugares mais altos.
Os desabamentos de terra acontecem devido à ocupação desordenada e descontrolada das encostas nestas cidades. O poder público, muitas vezes, autoriza construções nessas zonas. Estas, em muitas situações, são erguidas em áreas de risco e em lugares de preservação ambiental.