Uma expressão utilizada por Irina Bokova, directora-geral da UNESCO, em relação ao futuro do Haiti. Educação e cultura são a prioridade da agência das Nações Unidas
Uma expressão utilizada por Irina Bokova, directora-geral da UNESCO, em relação ao futuro do Haiti. Educação e cultura são a prioridade da agência das Nações Unidas a 12 de Janeiro de 2010, um forte sismo abalou o Haiti e devastou a capital, Port-au-Prince. Passado um ano, mais de um milhão de pessoas continuam a viver em tendas, sem condições. Estão a ser dados os primeiros passos na reconstrução do país e apenas uma pequena parte da ajuda internacional prometida foi disponibilizada.
a grande onda de solidariedade, que se gerou depois do sismo, deve transformar-se num compromisso durável e eficaz, que permita a este país, afectado com dureza, de começar este imenso e longo trabalho de construção. É o que defende Irina Bokova, para o Haiti. a directora-geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) insiste no que considera uma responsabilidade partilhada.
a responsável visitou o país em Março. a UNESCO desenvolve alguns projectos no Haiti, com o objectivo de reconstruir o sistema educativo e proteger o património cultural. Contribuir para o financiamento de um centro para os jornalistas locais, fornecer ajuda psicológica aos alunos do secundário, proteger sítios culturais chave de eventuais roubos e efectuar apresentações teatrais em campos de deslocados são algumas iniciativas específicas.