Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes é o orador de uma conferência no XI Encontro de formação de agentes sócio-pastorais
Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes é o orador de uma conferência no XI Encontro de formação de agentes sócio-pastoraisantonio Maria Vegliò fará a conferência conclusiva do encontro, no último dia, 16 de Janeiro, pelas 9h, sobre Mobilidade humana e evangelização: desafios de um novo milénio. ao longo de três dias de encontro, de 14 a 16 de Janeiro, é analisado o tema Primeira década de uma nova era nas migrações. Consulte o programa.
a primeira década do terceiro milénio constitui uma oportunidade incontornável para analisar a forma como a sociedade portuguesa aborda a problemática das migrações, adianta a organização. O objectivo é propor acções que incluam as pessoas migrantes em projectos de construção social, económica, política e religiosa dos contextos em que se inserem.
No XI Encontro, investigadores e analistas com estudo aprofundado nas temáticas referentes à importância das migrações nas sociedades contemporâneas, como antónio Vitorino, Rui Marques e Rosário Farmhouse, irão apresentar perspectivas sólidas ao trabalho desenvolvido nas Cáritas Diocesanas, nos Secretariados da Mobilidade Humana e noutros grupos e pessoas que trabalham com os migrantes. as questões centrais que afectam as comunidades migrantes serão apresentadas pelos próprios migrantes; também pelos sectores (economia e trabalho, religião, comunicação social, direitos humanos) que permanentemente atendem aos desafios da mobilidade humana serão também analisadas.
a realização destes encontros, sempre por ocasião do Dia Mundial do Migrante e Itinerante, encerra com a a celebração da Eucaristia, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana, antónio Vitalino Dantas, às 11h, a 16 de Janeiro, na igreja na Santíssima Trindade com transmissão em directo pela TVI.