Força de manutenção da paz das Nações Unidas vai intensificar as suas patrulhas na zona fronteiriça entre o Norte e o Sul do país, depois de relatos de confrontos
Força de manutenção da paz das Nações Unidas vai intensificar as suas patrulhas na zona fronteiriça entre o Norte e o Sul do país, depois de relatos de confrontos a força de manutenção da paz das Nações Unidas vai intensificar as suas patrulhas na zona fronteiriça entre o Norte e o Sul do Sudão, depois de relatos de confrontos agora que a consulta de uma semana sobre a independência do Sul entra no seu terceiro dia.
a área, especialmente a região rica em petróleo de abyei, tem sido citada como uma zona de potenciais novos conflitos, depois do acordo de Paz de 2005 ter posto um fim a 20 anos de guerra entre o Norte e o Sul do Sudão. O referendo, que é a última fase desse acordo, poderá dividir em dois o maior país de África e levar à criação do 193º estado-membro das Nações Unidas.
as patrulhas dos 11 mil soldados da Missão da ONU no Sudão (MINUS), criada em 2005 para apoiar o acordo, estão de prevenção para reforçar a paz e envolver todos os interessados no desarmamento e evitar o alastramento de tensões.