Muitos sudaneses esperaram horas para serem os primeiros a votar. Confrontos tribais já fizeram 30 mortos em abyei, na fronteira entre o Norte e o Sul
Muitos sudaneses esperaram horas para serem os primeiros a votar. Confrontos tribais já fizeram 30 mortos em abyei, na fronteira entre o Norte e o SulOntem, 10 de Janeiro, os habitantes do sul do Sudãocontinuaram a votar em massa no refendo que irá decidir a independência da região. O entusiasmo marca o acontecimento que os observadores consideram histórico. Milhares de pessoas aguardavam, em fila, desde 8 de Janeiro, para serem as primeiras a votar.
Os resultados só serão validados se a taxa de participação ultrapassar 60 por cento dos eleitores inscritos. Cerca de 3,75 milhões vivem nas regiões meridionais do Sul. a votação vai continuar a decorrer até sábado. Os primeiros resultados só deverão ser disponibilizadosdentro de um mês.
Violentos confrontos tribais na região de abyei marcam o início do referendo. 30 pessoas já perderam a vida nos últimos dias. a região rica em petróleo, localizada na fronteira entre o Sul e o Norte, deveria realizar um referendo local para decidir o seu futuro, isto é, a que estado passaria a pertencer. Os desacordos entre os Misseryia e os Dinka Ngok obrigaram ao adiamento indefinido da consulta local.