Leigos Missionários da Consolata estão reunidos no primeiro encontro internacional, em Itália, até 16 de Janeiro
Leigos Missionários da Consolata estão reunidos no primeiro encontro internacional, em Itália, até 16 de JaneiroSão 20 os participantes e representam os diversos países e continentes onde o Instituto Missionário da Consolata está presente e onde os Leigos Missionários da Consolata (LMC) existem como braço do Instituto: argentina, Colômbia-Equador, Venezuela, Quénia, Libéria, Moçambique, Tanzânia, Uganda, Itália, Portugal e Espanha.
as sessões de trabalho são cinco e servirão para analisar a actividade missionária ad intra e a vida da comunidade, experiência missionária ad extra, problemáticas, desafios e perspectivas de futuro, e o carisma, explica Teresa Silva, que se encontra a representar os LMC portugueses no encontro.
Em todos os momentos estará presente uma chave de leitura intercultural que permitirá apreciar como o ad gentes e o carisma são lidos e interpretados nos diversos continentes e regiões, acrescenta a portuguesa que já esteve em missão na Tanzânia.
Do encontro sairá também um documento a ser entregue aos dois Capítulos Gerais (do Instituto Missionário da Consolata e das Missionárias da Consolata), que se realizarão este ano. Os trabalhos contam coma participação de um missionário da Consolata, antonio Rovelli e de uma religiosa, irmã Cesariana Corioni. a Eucaristia de encerramento contará com a presença do superior e a superiora geral dos Missionários e Missionárias da Consolata, exprimindo assim o apoio que as duas Direcções-Gerais quiseram dar à realização desta iniciativa, desde o seu início, salienta Teresa Silva.
além dos trabalhos, os participantes deste encontro de LMC terão oportunidade de visitar as raízes do Instituto: Castelnuovo, casa do Beato allamano e de São José Cafasso, Santuário da Consolata. Visitaremos também um pouco a realidade Turinense indo à Casa da Divina Providência de Cottolengo e ao arsenal da Paz, comenta Teresa. Roma e o Vaticano, também constam do programa cultural.