Há um ano um sismo deixou um rasto de destruição. apesar dos resultados obtidos, muito continua por fazer. Recuperar é palavra-chave para este ano
Há um ano um sismo deixou um rasto de destruição. apesar dos resultados obtidos, muito continua por fazer. Recuperar é palavra-chave para este anoUm ano após o devastador terramoto que atingiu o Haiti, matando 220 mil pessoas e deixando um milhão e quinhentos mil sem abrigo nas ruas, os cidadãos do país mais pobre do hemisfério ocidental obtiveram muitos resultados com a ajuda internacional mas, avisa um responsável das Nações Unidas, ainda necessitam de muito mais.
Claramente, a prioridade absoluta para 2011 é acelerar o esforço de reconstrução e recuperação, alertou o coordenador humanitário da ONU para o Haiti Nigel Fisher, numa conferência de imprensa em Nova Iorque, dois dias antes de se comemorar um ano do sismo, a 12 de janeiro. Obviamente, as coisas poderiam ter acontecido mais rapidamente, mas acho que é importante lembrar que a reconstrução leva tempo.
Mas Nigel Fisher acrescentou: Em retrospectiva, penso que podemos dizer que, em termos de resposta inicial ao terramoto, foi um êxito. apesar de muitos ainda terem o céu por tecto.