após duas décadas, o comboio vai voltar a apitar em Malange. a primeira viagem de Luanda para a cidade a norte de angola realiza-se quinta-feira, 13 de Janeiro
após duas décadas, o comboio vai voltar a apitar em Malange. a primeira viagem de Luanda para a cidade a norte de angola realiza-se quinta-feira, 13 de JaneiroUm dos grupos mais fustigados pela guerra, os Caminhos-de-ferro de Luanda (CFL), é o primeiro a pôr a funcionar os carris em toda a sua extensão. O grupo faz parte do conjunto de três linhas férreas históricas em angola, a par dos Caminhos de Ferro de Benguela (CFB) e de Moçâmedes (CFM), no sul do país. as obras da linha entre Luanda e Malange levaram quase seis anos e já permitiram realizar duas viagens experimentais em 2010.com uma dezena de estações novas ou reconstruídas, a linha vai agora beneficiar de novas carruagens.
São 424 quilómetros de linha, que estiveram interrompidos durante 18 anos. Os comboios nunca deixaram de circular, apesar da guerra, apenas entre Luanda e Viana, cidade limítrofe da capital. a linha que liga Luanda a Malange, via Ndalatando, capital do Kwanza Norte, é considerada fulcral para desencravar o interior do país. Tornou-se uma das grandes apostas do programa de reconstrução nacional, iniciado em 2002, após o fim da guerra. O percurso atravessa as localidades de Catete, Zenza do Itombe, ex-Bela alta, Canhoca ou ainda Ndalatando, entre outras.
Linhas de crédito entre Pequim e Luanda, permitiram a empresas chinesas reconstruir várias estações. além dos milhares de pessoas que os comboios vão transportar entre Luanda e Malange, a abertura desta linha dará um novo impulso ao transporte de mercadorias. Irá permitir o transporte mais rápido de produtos agrícolas e agro-pecuários para Luanda, contribuindo para atenuar os problemas de armazenamento e conservação.