Nova tentativa para resolver o impasse criado após as eleições na Costa de Marfim. O ex-presidente da Nigéria esteve em abidjan para tentar ultrapassar a crise
Nova tentativa para resolver o impasse criado após as eleições na Costa de Marfim. O ex-presidente da Nigéria esteve em abidjan para tentar ultrapassar a criseOlusegun Obasanjo, antigo presidente da Nigéria, numa tentativa de resolver a crise política na Costa do Marfim, esteve reunido com os dois presidentes em conflito, Laurent Gbagbo e o seu rival alassane Ouattara. Depois dos primeiros encontros após a sua chegada no sábado, Obasanjo voltou a reunir-se no domingo com os dois políticos. Não é conhecido o âmbito em que decorre a visita.
No seguimento das eleições presidenciais da Costa de Marfim, que tiveram lugar a 28 de Novembro, a Comissão de Eleições declarou vencedor alassane Ouattara, mas o Conselho Constitucional invalidou os resultados e proclamou eleito Laurent Gbagbo. ambos os candidatos tomaram posse, criando o actual impasse.
O presidente cessante Laurent Gbagbo encontra-se sob a ameaça de uma operação militar da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEaO), caso não entregue o poder a alassane Ouattara. a comunidade internacional reconhece-o como vencedor das eleições e chefe de estado eleito. O antigo presidente da Nigéria terá sido enviado pelo presidente em exercício da CEDEaO, o chefe de Estado da Nigéria, Goodluck Jonathan.
Olusegun Obasanjo tem a missão difícil de explicar a Laurent Gbagbo o caráter inelutável da alternância, manifestando-lhe a determinação de África de atingir este objetivo. a alassane Ouattara exprimiu o forte apoio da comunidade internacional e o respeito pelos resultados das eleições presidenciais de 28 de Novembro tal como foram proclamados pela Comissão Eleitoral Independente.