Levantar um país não é apenas reconstruir infra-estruturas, mas também as famílias e comunidades. action Contre La Faim ajuda mulheres a ganhar confiança
Levantar um país não é apenas reconstruir infra-estruturas, mas também as famílias e comunidades. action Contre La Faim ajuda mulheres a ganhar confiançaUm sismo não é apenas a destruição de casas, lares, infra-estruturas e actividades económicas. É também um drama colectivo que afecta as relações sociais. a reconstrução de um país passa pela restituição das comunidades, famílias, autonomia económica e auto-estima. Para ajudar os haitianos nessa tarefa, a organização, action Contre La Faim, desenvolve programas de apoio psicossocial.
Na cidade de Gonaives, a organização instalou três centros que actuam junto de raparigas e jovens mães no campo de saúde mental. Promovem também actividades geradoras de rendimentos. O objectivo é devolver confianças às haitianas para que se sintam depois motivadas a arriscar a sua sorte em algum sector de actividade: vestuário, cosmético ou costura.
Para as mães, a organização procura responder às necessidades mais básicas, como a alimentação que constitui a grande preocupação das progenitoras. Os centros fornecem às beneficiárias uma refeição diária, o que as predispõe a receber acompanhamento psicossocial.como resultados denotam-se a melhorias das relações familiares, nomeadamente com o pai dos seus filhos; melhoria das capacidades individuais e da auto-estima.