Vários países africanos celebraram o cinquentenário da sua independência. Eleições presidenciais, nem todas pacíficas, marcaram o ano que findou
Vários países africanos celebraram o cinquentenário da sua independência. Eleições presidenciais, nem todas pacíficas, marcaram o ano que findouO ano de 2010 marcou o continente africano, no campo político. 17 países celebraram, no ano passado, o cinquentenário da sua independência. Inúmeras eleições, referendos constitucionais, irregularidades seguidas de conflitos pós-eleitorais, que na Costa do Marfim resultaram numa crise política, sucederam-se em África, sublinha a edição digital do jornal afrik.com.
a Guiné Conacri é um desses países que, depois de 52 anos de regimes ditatoriais, realizou eleições presidenciais. Incidentes étnicos marcaram o pleito que decorreu em Junho. Em início de Dezembro foi validada a vitória de alpha Condé, obrigando o seu rival, antigo primeiro-ministro, Cellou Diallo, a aceitar a derrota. Togo, Sudão, Burundi, Ruanda e Tanzânia são algumas das outras nações que realizaram eleições em 2010.