Sociólogo angolano questiona a atitude da juventude do país quanto ao respeito de valores morais. família é fundamental na construção de uma nação forte
Sociólogo angolano questiona a atitude da juventude do país quanto ao respeito de valores morais. família é fundamental na construção de uma nação fortePaulo de Carvalho constata que os jovens angolanos constituem o grupo social de maior vulnerabilidade quanto ao desrespeito de valores. Uma consequência das décadas de guerra que devastaram o país. Durante o conflito, muitos cidadãos perderam o respeito pela preservação da vida humana, explicou, segundo o jornal angonoticias.
Contudo, há outros factores de relevo, lembrou o sociólogo. a desresponsabilização parental também está relacionada com a quebra de valores morais nas famílias angolanas. Os pais, fundamentalmente preocupados com o trabalho, não acompanham os filhos, de forma adequada. Os menores acabam entregues à sua sorte ou à influência de irmãos mais velhos e grupos de amigos.
Neste sentido, não basta incluir disciplinas de religião moral ou educação cívica nas escolas, disse recentemente, em entrevista à televisão angolana. Os estabelecimentos de ensino, onde se detecta níveis elevados de corrupção, não conseguem resolver a situação sozinhos. É preciso levar as famílias e comunidades a cumprirem o seu papel.