à meia-noite, uma longa celebração da Eucaristia abre a solenidade natalí­cia na comunidade ortodoxa de Lisboa, formada por fiéis de várias nacionalidades
à meia-noite, uma longa celebração da Eucaristia abre a solenidade natalí­cia na comunidade ortodoxa de Lisboa, formada por fiéis de várias nacionalidadesOs cristãos ortodoxos celebram o nascimento de Jesus Cristo na noite de hoje, 6 de Janeiro. a celebração difere do Natal católico apenas na data. a diferença de datas deve-se ao seguimento de calendários distintos: o juliano e o gregoriano. a comunidade ortodoxa russa, a que se juntam fiéis de várias nacionalidades, celebrará o nascimento de Cristo numa capela em Lisboa. após a celebração litúrgica, a festa das famílias entra pela madrugada.
Celebramos na noite de 6 para 7 de Janeiro numa capela católica, cedida gentilmente pelo Patriarcado de Lisboa, num gesto fraternal, para podermos fazer a nossa celebração, disse à agência Lusa o padre ortodoxo arséni Sokolov. Às 22 horas, começam as confissões e às 23 inicia-se a celebração da eucaristia. É um rito longo. acabamos pelas três ou quatro horas da manhã. Depois da celebração há um grande banquete, com bom vinho português, contou o sacerdote russo, que vai presidir à celebração, em Lisboa.
a 9 de Janeiro, pelas 15horas, terá lugar a festa das crianças da escola paroquial: Tem árvore de Natal e prendas. as crianças estão a preparar um concerto e um espectáculo com bonecos, revelou arséni Sokolov. Habitualmente comungam cerca de cem pessoas, na sua celebração, em Lisboa, mas a comunidade está espalhada pelo país. Temos comunidades no Porto, Setúbal, Faro e também há famílias nos açores e na Madeira, onde está a nascer uma comunidade, referiu o sacerdote russo.
Na capital, a comunidade é muito multiétnica, reunindo russos, moldavos, ucranianos, georgianos, bielorrussos, sérvios, etíopes e portugueses, alguns dos quais convertidos desde o tempo em que Salazar ditava os destinos de Portugal, segundo refere a Lusa. a Igreja ortodoxa não tem uma hierarquia mundial semelhante à hierarquia católica, mas está organizada em várias Igrejas autónomas.